Oi, gente! Desculpa a demora para atualizar aqui, mas andei sem tempo devido a provas, trabalhos, simulados e coisas da vida. Hoje, em especial, quero só fazer um breve comentário sobre a minha ida na 2ª Tarrafa Literária que ocorreu no dia 23 de Setembro de 2010. Sim, um pouco atrasada mas mesmo assim não quero deixar de comentar sobre.
Eu nunca tinha ido nesse evento e, para ser franca, nunca tinha ouvido falar sobre também. O interesse veio por meio de um anuncio lido no jornal A Tribuna que anunciava o evento internacional de literatura, a 2ª Tarrafa Literária. Mas o que mais me motivou a ir foi apenas um nome: Luis Fernando Veríssimo.
Incrível pensar que eu poderia estar a poucos metros do meu autor brasileiro favorito! Ainda mais sabendo que seria uma discussão do tipo "mesa redonda", na qual, além de saber sobre diversos assuntos, estaria aberta depois para perguntas do público (já adianto que, infelizmente, minha pergunta não foi selecionada haha mas tudo bem). Outra ilustre presença (que, no início não havia me deixado tão eufórica quanto a de Veríssimo, mas, depois, também ganhou minha admiração) foi a de Zuenir Ventura. Enfim... Fantástico.
Falaram sobre o livro o qual estavam lançando juntos, sobre episódios marcantes de suas vidas (em sua maioria, engraçados), sobre a amizade de anos dos dois, sobre família, times (outro motivo de Veríssimo ganhar tanto meu afeto: é, assim como eu, torcedor do Inter!), sobre seus livros, crônicas, enfim, sobre tudo!
Porém, uma observação: para os que pensam que Veríssimo é super extrovertido, engraçado, espontâneo e carismático (características que são transparentes em suas crônicas/livros), enganam-se! É bem tímido, retraído, calado. Só após bons minutos que começou a se soltar na conversa. Ele mesmo disse: "Causo uma frustração para meu leitor! Devem pensar que sou daqueles engraçados, que está sempre com uma piada pronta na ponta da língua, simpático, dentre outras... Mas não sou assim". Porém, devo dizer (não sei se é pela "estrela" que ele tem, ou se é idealização minha mesmo) mas só a presença dele já traz algo bom, algo culto, algo admirável.
Quanto a Zuenir Ventura, uma palavra resume: simpatia! Quando Veríssimo não segurava as pontas nesse aspecto, Ventura garantia boas risadas e trazia a tona histórias do passado para reviverem juntos.
Bom, o meu "breve comentário" acabou estendendo-se um pouco (tenho essa mania haha). Espero que tenham gostado! E fiquem atentos aos jornais, revistas e diversos outros veículos da mídia, podem estar anunciando algo super interessante que passa despercebido pelos olhos da maioria das pessoas. É sempre bom cultivar a leitura, a informação, a cultura! Digo isso porque eu era a única "jovem" presente no local, o que é uma pena.
Ah! Aqui embaixo segue uma foto que tirei do dia:
(Na ordem da esquerda pra direita: Zuenir Ventura, Arthur Dapieve e Luís Fernando Veríssimo)
(Na ordem da esquerda pra direita: Zuenir Ventura, Arthur Dapieve e Luís Fernando Veríssimo)
Beijos, até a próxima! Bom feriado.
2 comentários:
Eu, assim como a maioria dos adolescentes, não sabia sobre este encontro e amei seu texto sobre ele, Isa!
Li todos os seus posts e estou muito orgulhosa de você, muito mesmo. Você se expressa como ninguém e faz com que todos reflitam sobre os assuntos que você aborda. Você tem uma carreira linda pela frente, amiga! Aliás, li todos os comentários também e fico muito feliz de ver que as pessoas estão reconhecendo seu talento, até porque como já mencionaram, não é nada fácil encontrar uma menina de 16 anos que escreve como você!
Esta foi minha primeira visita, mas virei sempre aqui e divulgarei também, pode deixar!
Sou sua maior fã, te amo ♥
Nossa, perdi um grande evento! Eu já tinha ouvido falar sobre, mas não me atentei a data.
Bem, fica para a próxima oportunidade.
É, tenho que confessar, que excelente resenha do evento você produziu. Não estou fazendo "médiazinha" e nem qualquer outra coisa. Muito bom!
Descreveu bem, seguiu uma linha de raciocínio coerente.
Contexto, cenário, atores, conclusão e proposições futuras. E tudo isso sem deixar de expressar o que "seus olhos pensaram".
Seu único erro foi não ter informado antes sobre o evento para mim! haha
beijão isa!
(Dito e feito - estou comentando aqui)
Postar um comentário