quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O homem é fruto do meio em que vive?

Uma criança nascer em berço esplêndido é sinônimo de que ela irá prosperar na vida e jamais cometer um delito. Já, se a mesma nascer em uma favela, a situação se inverte completamente, ela estará mais favorável ao submundo do crime, uma vez estando mais próxima da violência. Verdade ou mito?

Para tais perguntas, há teorias como o Determinismo que tentam explicar esses fenômenos. O Determinismo baseia-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente em que vive e pela hereditariedade. Isso pode ser notado claramente no livro "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, obra em que o homem é consumido pelo meio, o cenário é promíscuo e insalubre e retrata o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do ser humano. Fazendo com que, até mesmo um homem trabalhador e honesto como Jerônimo, um dos personagens, se transformasse inteiramente, mudando sua disposição física e psicológica, alterando todos seus hábitos e seus ideais e terminando de forma totalmente degradada, isto é, o determinismo do meio influenciando em seu comportamento.

Em contrapartida, há exemplos que nos provam completamente o contrário. Pessoas nascidas em famílias humildes com baixa condição de renda subindo na vida e pessoas nascidas em famílias de alto poder aquisitivo, matando e roubando. Isso mostra que o futuro depende dos caminhos que cada um de nós optamos por seguir.

Não basta ter somente a sorte de nascer em "berço de ouro", isso não é tudo. O que importa é a educação, a força de vontade, a garra, a permanência no caminho do bem e os valores morais passados pelos familiares. Percebemos isso ao ver tantos exemplos de pessoas que lutaram, suaram e venceram. Afinal, seu caminho é você quem traça!

5 comentários:

Pilha disse...

Isso ai!

Você é o responsável pelo seu próprio destino!
Não adianta você ter tudo, sendo que você não fez por merecer.
Lute.
Conquiste.
Corra atrás.

Ótimo texto Isabella!
Beijos e fica sempre com Deus
=**

Elvis disse...

Concordo com o texto, só vc pode mudar você msm, só você é capaz.
Olhe no espelho e veja o poder q vc tem nas mãos, use-o e faça sua própria história.

Muito bom o blog!
Parabéens Isa, jornalismo corre na tua veia.

beijos

Fábio Segato disse...

Você é bem madura para uma menina de 16 anos, parabéns ! Não perca isso !

Topera S.A disse...

Gostei muito do seu Blog, principalmente dos seus textos. Tenho um blog também, e estou a procura de pessoas para falar sobre vários assuntos. Me interessei pelo seu trabalho, caso queira fazer uma "parceria" podemos divulgar o blog num do outro. Queria saber se está interessada em fazer parte desse projeto, é exatamente isso que fez, escrever sobre o que tiver vontade, expressando sua opinião e fazendo o leitor pensar. Não precisa fazer nada exclusivo, só disponibilizando o conteúdo do seu blog, já é de grande ajuda. Espero resposta, obrigado.

Anjo Anzul disse...

Sim, o ser humano, em geral, é um produto do meio, principalmente até a adolescência. Não tem como não ser assim. Acontece que uma minoria, com o tempo, consegue se desvencilhar das influências da sociedade. Mas é um minoria que busca seus próprios caminhos, sua própria visão de mundo, sua própria verdade...