Antigamente, na época de nossos avós, o respeito exigido pelos pais na relação com seus filhos era bem diferente do exigido por muitos pais modernos. O tratamento e os valores passados para os filhos eram bem diferentes dos atuais e isso influenciava diretamente no caráter e formação desses jovens como cidadãos e seres humanos.
O mundo globalizado, o capitalismo e outras correntes contemporâneas, de certa forma, fizeram com que a sociedade dita patriarcal entrasse em declínio. Muitos dos valores se perderam, outros se transformaram e podemos observar o reflexo disso nas atitudes dos filhos desse "novo mundo". Entre os valores perdidos, cabe citar o autoritarismo dos pais, a hierarquia, o respeito, a instrução e a educação.
Hoje, muitos pais tem a falsa ideia de que se protegerem seus filhos em sua "bolha", acobertarem e satisfizerem todos seus desejos, estarão sendo exímios pais, o que é errado! Logo, muitos filhos encontram-se desnorteados para viver o mundo lá fora, isto é, estão inseguros, sem uma base sólida, que deveria ser dada por sua família.
Dessa forma, torna-se evidente que os jovens de hoje são muito mais influenciados por amigos, veículos da mídia e modismos do que pelos próprios pais, que deixaram de servir como exemplo e molde para seus filhos.
Cabe aos pais, então, resgatar os ideais familiares, achar o equilíbrio entre autoritarismo e libertinagem e passar para seus filhos reais valores como a responsabilidade, a afetividade e o respeito ao próximo. Afinal, como diria Coelho Neto, "é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais".
9 comentários:
adorei o blog :) e super concordo com o que você falou! to lendo os outros posts
muitos pais hoje em dia julgam "valores" mais importantes do que princípios! - parabens Isa, muito legal seu blog... continua assim!
beijos
Muito bom o texto, gosto do jeito que você expressa sua opnião. Parabéns, continue assim =)
beijos isinhaaaa, love you!
concordo com você! muitos pais pecam no excesso... e aí está o principal problema!
E mais uma vez, a palavra chave, que resume tudo: Equilíbrio. Nem o, às vezes "comigo é no cabresto" haha.
E nem o liberalismo excessivo que encontramos hoje. Defendo a mesma opinião que a sua. Ninguém está preparado para enfrentar os obstáculos da vida, sem uma base sólida, e a melhor delas, é a familiar. É o que o meu Vô dizia pra minha mãe, e ela diz pra mim: Não criamos os filhos pra nós mesmos, e sim, pro mundo.
deveras muito bom texto!
concordo plenamente
Oi linda achei seu blog por acaso e estava lendo, vc realmente é muito boa nisso, leva jeito e analisa um assunto de uma forma sensata e crítica. Continuarei lendo os próximos posts. Parabéns
Poxa, interessante teu modo de pensar e o jeito como se expressa. Vou voltar mais vezes :)
Mas olha só, temos um pequeno prodígio aqui :~
Textos muito bons Isinha. Parabéns.
Postar um comentário